Efeito Platô. O que é??
- Vivi Pinhero
- 17 de out. de 2018
- 2 min de leitura

É muito comum perdemos peso no início da dieta, porém, ao decorrer das semanas o peso se estagna e não sabemos o porque isso acontece.
Você já ouviu falar do Efeito Platô.
Para algumas pessoas ele é o responsável pela estagnação na perda de peso, ou seja, o vilão da dieta e da batalha contra os quilinhos a mais.
Em determinados momentos durante o processo de emagrecimento, nosso peso se estabiliza e não conseguimos mais emagrecer, assim chamamos de Efeito Platô.
O que é o efeito platô?

O efeito platô é uma reação de adaptação do nosso organismo à dieta, fazendo com que o indivíduo “estacione” o processo de emagrecimento, ou seja, paramos de perder peso. Isso ocorre porque nosso corpo se acostuma com a nova condição que foi imposta e passa a gastar menos calorias, desacelerando o nosso metabolismo.
Esse efeito pode provocar grandes frustrações. Os especialistas acreditam que, para reverter esse quadro, é necessário, em alguns casos, mudar o estilo da dieta na tentativa de driblar o organismo e associa-la à pratica de atividade física.
Por que o efeito platô acontece?
A baixa ingestão calórica, a realização excessiva de exercícios físicos, o consumo limitado de líquidos e longos períodos em jejum são prováveis causas para o surgimento do efeito platô. Nesses casos, o nosso corpo entra em estado de alerta. Dessa forma, nosso organismo desacelera o seu metabolismo para economizar as nossas reservas energéticas visando a manutenção e o bom funcionamento dos processos vitais do nosso corpo.
Como evitar o efeito platô?

Podemos usar algumas estratégias para evitar o famoso efeito platô. Confira:
Modificar a composição da dieta;
Fracionar a alimentação, pois isso ajuda a acelerar o metabolismo;
Praticar atividade física;
Manter-se bem hidratado.
O importante mesmo durante o processo de emagrecimento é aliar uma alimentação saudável a pratica regular de atividade física.
Manter a calma e as emoções sobre controle também é importante, e lembre-se: nada de desanimar! O importante é buscar orientações de profissionais especializados, manter o foco e a disciplina sempre!
E aí o que achou desse artigo??
Se gostou deixe seu curtir e comente.
Um grande beijo e até o próximo post
Comments